Ilustração passo-a-passo…
… tem hífen? E hífen, tem acento? Pâts! Não sei mais nada agora com essa tal reforma! Bom, agora voltando ao assunto do post: passo-a-passo de uma ilustra. Como já disse outras vezes, pode não ser o melhor jeito de fazer, nem o mais rápido, mas é o que funciona pra mim. Essa ilustra é para um cliente da agência, a Brasilcote, que produz papéis especiais, metalizados, holográficos, para vários fins, inclusive embalagens. Neste caso eu fiz a direção de arte, participei da criação e ilustrei. Acho legal compartilhar essa parte da história, pois para mim a produção de uma ilustra começa antes de pegar o lápis e o papel – começa em entender o briefing, pelo menos quando falo de ilustração publicitária. E neste caso, o briefing pedia para a agência vender/destacar a importância do papel numa embalagem. Depois de avaliar isso, ai sim começo a rascunhar – bastante – e só então chego ao resultado abaixo:
Repare que este rafe já está mais definido, com algumas linhas que delimitam áreas de sombra e brilho. O desenho acima foi scaneado em grayscale, e serviu de guia para a ilustra que começou vetorizada n0 – calma, calma, sem desmaios! – CorelDraw!!!:
Esta imagem wireframe – só das linhas, sem preenchimento – é para você visualizar a quantidade de formas necessárias. Isto acima é o mesmo que isso aqui:
A imagem já está mais bacaninha, mas ainda chapada, parece que falta um pouco de volume e textura. Então entra em cena o magnífico Photoshop!!! Mas para finalizar a ilustra nele, preciso enviar os vetores do Corel para o Photoshop. Então, graças a anos praticando mantras tibetanos, começo a exportar pa-ci-en-te-men-te cada pedacinho de vetor, que será aberto no PS em RGB, e na sequência posicionado, formando a ilustra novamente, ufs! Ai é SÓ adicionar novos layers de luz e sombra, que vão deixar a ilustra com essa cara:
Tá dá!!! Veja que – e isso acontece sempre – alguns detalhes vão mudando. Acho que o mais evidente foi a boca, que deixei sem os dentes de baixo, para dar um ar de surpresa ao nosso “modelo”. Quando sinto que ela está totalmente excelente, é sinal que ela está pronta e deve seguir seu caminho para dentro do anúncio, que ficou assim:
É isso aí amiguinhos! Mais uma ilustra fazendo parte do Fabuloso Mundo da Propaganda!!! Gostou? Não gostou? Não “lhe” interessou? Prefere ver novela? Tudo bem… logo, logo tem mais! Abs!!!
VencysLao
15 de junho de 2009 at 16:28e AÊ CARA!
VencysLao
15 de junho de 2009 at 16:30continuando…
Muito bacana o Processo cara, mas tipo eu costumo finalizar meus desenhos nanquin e rastrear depois! Depois só arrumar os pontos…
O Corel é meu chodózin cara…. Geralmente eu faço cor nele…
Depois confere meus trampos no meu blog.. a maioria é corel!
Abração
e valeu por compartilhar seus metodos de trabalho.
fantasticos ;D