Criação de personagem / Character Design

Hoje vou falar de um job cujo resultado me deixou bem satisfeito. Há alguns meses criei uma mascote para o site Magistral Papeis. Eles estavam reformulando todo visual do site e queriam modernizar um pouco a marca e também ter um personagem. Para começar, após conversar por email com o cliente e pesquisar o site antigo, apresentei o layout de três opções de personagens, estes aqui:

Today I will talk about a job whose outcome left me very satisfied. A few months ago I created a mascot for the site Magistral Papeis. They were revamping the entire look of the site a bit and wanted to modernize the brand and also have a character. For start, after talking with the customer by email and check the old site, I presented three layout options for characters, these here:

Foi legal porque, disparado, a Maga, opção 2 foi a preferida pelo cliente. A partir desta escolha, refinei o desenho à lápis. Como o job pedia a entrega da ilustração em duas opções, numa delas com a personagem segurando um carimbo, um dos produtos principais do cliente, fiz estes dois sketches:

It was cool because, triggered, the Maga, the option 2 was preferred by the customer. From this choice, I refined the design in pencil. As the job demanded the illustration in two options, one of them with a character holding a stamp, one of the main products of the client, did these two sketches:

Após esta etapa, veio a finalização vetorizando todo traço, aplicando a cor base chapada e depois luzes, brilhos e sombras para simular os volumes. Confira:

After this step, I vectorize every line, applying the base color and then the lights, gloss and shadows to simulate the volumes. Check out:

E aqui estão as artes finais das duas ilustras, também com a marca que dei uma leve modernizada. Na sequência, alguns detalhes ampliados das ilustras.

And here are the artworks of the two illustrations, also the brand that gave a slight modernized. In the sequence, some enlarged details of illustrations.

Eu gostei muito do resultado, o cliente também e os clientes dele também. No fim até ganhei de presente um carimbo dele. Muito legal!

I really liked the result, the client and also his customers too. At the end of this until I got a stamp of him. Pretty cool!

Espero que você tenha curtido este job e até o próximo post! Um abraço!

I hope you’ve enjoyed this job and until the next post! A hug!

2 Comments
  • Gustavo Millane

    8 de março de 2013 at 12:00 Responder

    Olá!!
    Sou um grande admirador do seu trabalho e da
    forma que você compartilha o seu processo criativo.
    Eu tenho uma pequena dúvida sobre o estilo de Line art que você e
    vários outros ilustradores usam.

    Você vetoriza pelo Illustrator?
    Eu queria saber como que você faz aqueles traços que ficam bem
    naturais e suaves.
    como aqui você fez:

    Você usa uma Pen Tablet?
    É com a Caneta ou você usa o Pincel?

    Usando a Pen tablet pode-se conseguir um resultado assim, só que não
    tem uma forma exata de regular a suavidade do traço, meio que o
    illustrator suaviza aleatoriamente.

    Normalmente eu uso a caneta e regulo a variação da espessura,
    utilizando a ferramenta Tesoura, cortando as pontas e aplicando a
    variação.
    Mas não fica um resultado natural, como o seu.
    Se você puder me tirar essa dúvida, eu agradeceria muito!

    Muito Obrigado!

    • rodrigoarraya

      16 de março de 2013 at 12:27 Responder

      Olá Gustavo, tudo bom?

      Cara, muito obrigado pelo interesse!
      Olha, sobre a sua dúvida, é o seguinte, se segura pra não cair rsrs: eu uso o Corel!
      Isso mesmo…. apesar de muita gente torcer o nariz, eu acho bem fácil de vetorizar nele
      e consigo um resultado legal. Quando preciso entregar em Ai, só exporto.
      Para simular a pressão eu faço as linhas ponto a ponto e manipulo cada nó.
      O que ajuda muito é ter um bom guia a lápis por baixo, com a linha bem definida e limpa.
      E costumo usar o mouse mesmo, se bem que agora estou começando a usar
      a caneta de uma Intuos da Wacom que só usava para pintar.
      E isso que você falou do Illustrator é verdade, o traço é suavizado bem aleatoriamente.
      Já tentei fazer assim e acabo tendo que acertar tudo, não sei se é tão produtivo.
      Bom, acho que é isso, espero que tenha te ajudado, pois é essa a ideia do blog:
      dividir experiência. Se continuar com dúvidas é só escrever, fique a vontade, ok?

      Gd abraço e sucesso!

      Rodrigo Arraya

Post a Comment